Mensagem dos Fundadores

 

Bem-vindos à SPCENDO – Sociedade Portuguesa de Cirurgia Endócrina

A Cirurgia Endócrina é a área da cirurgia geral que se dedica ao tratamento cirúrgico da patologia das glândulas endócrinas: a tiróide, as paratiróides, as suprarrenais e as células neuroendócrinas gastroenteropancreáticas.

A patologia cirúrgica endócrina é detentora de várias particularidades, nomeadamente a diferente localização anatómica no organismo, a migração embriológica de glândulas (como as paratiróides) e a produção de hormonas, com fisiopatologia e clínica complexas.
O desafio da atitude terapêutica passa pelo difícil diagnóstico de malignidade de determinados tumores, como os da paratiróide, da medula da suprarrenal ou do mais recentemente descrito NIFT-P (Noninvasive Follicular Thyroid Papillary-like nuclear features), até à extrema variabilidade do prognóstico das várias neoplasias malignas, oscilando desde a “benignidade” do microcarcinoma papilar da tiróide à agressividade do carcinoma indiferenciado da tiróide.

O cirurgião endócrino deve, assim, ter um perfeito conhecimento da anatomia, da embriologia e da fisiopatologia das glândulas, para efetuar uma abordagem cirúrgica eficaz e segura. Deve, igualmente, possuir uma técnica cirúrgica treinada e diferenciada, que lhe permita estar confortável no manuseio de estruturas delicadas, nomeadamente vasculares e nervosas, de modo a evitar ou corrigir qualquer tipo de lesão.
A progressiva melhoria dos resultados obtidos no tratamento cirúrgico da patologia endócrina depende da capacidade de interpretação dos quadros clínicos, laboratoriais e imagiológicos pelo cirurgião, mas também de um indispensável trabalho multidisciplinar com outras especialidades médicas, sobretudo a endocrinologia, a anatomia patológica e a medicina nuclear, com outras áreas da cirurgia geral e ainda com outras áreas profissionais de saúde, como a enfermagem, a fisioterapia e a nutrição.

A Sociedade Portuguesa de Cirurgia Endócrina (SPCENDO) nasceu da ambição de um grupo de cirurgiões dedicados ao tratamento da patologia endócrina em promover e estimular a formação específica e acreditada, através do ensino qualificado e da divulgação científica regular, da Cirurgia Endócrina em Portugal.

Neste contexto, a SPCENDO pretende divulgar a atividade científica e o conhecimento atualizado, organizar e promover a participação em reuniões e cursos científicos e estimular e divulgar projetos de investigação científica no campo da cirurgia endócrina. Terá, assim, em colaboração estreita com outras sociedades e organizações em função, uma atividade que se somará à já existente no nosso país, em prol do desenvolvimento da Patologia Endócrina Cirúrgica em Portugal.

Portugal, 14 de Julho 2023

Os Sócios Fundadores
SPCENDO – Sociedade Portuguesa de Cirurgia Endócrina

Ana Oliveira, Henrique Candeias, João Capela, José Rocha, Miguel Allen, Rita Roque e Virgínia Soares